Ads 468x60px

.

Labels

21 de abril de 2013

Conheça os riscos de se fazer root em um aparelho Android

Usuários de smartphones Android costumam ficar tentados a realizar o processo de root em seus aparelhos para terem mais liberdade. Embora o recurso, que é basicamente um desbloqueio total do sistema, possa trazer diversos benefícios, é importante lembrar que ele também representa riscos para o dispositivo.
 Acesso a arquivos de configuração do sistema
O root do Android consiste em permitir que os usuários tenham acesso de administrador ao sistema operacional do sue aparelho. Ou seja, arquivos e configurações que antes eram restritos somente a processos de sistema, ficam livres para serem acessados pelo “superusuário”.

No entanto, o que parece ser excelente no ponto de vista da liberdade, gera um problema: se antes os arquivos fundamentais do sistema ficavam protegidos, agora eles podem ser deletados de forma acidental pelos próprios usuários e comprometerem todo o funcionamento da plataforma.

Usuários que não possuem muito conhecimento a respeito do funcionamento do sistema operacional não devem realizar operações mais avançadas sobre o mesmo. Portanto, se o smartphone for “rootado”, deve-se, então, tomar as devidas precauções para que arquivos do sistema não sejam indevidamente alterados.

ROMs personalizadas e aplicativos maliciosos
Um dos maiores atrativos em se fazer o root do Android, é a possibilidade de instalar ROMs de terceiros, que muitas vezes são mais atualizadas e possuem mais recursos do que aquelas que acompanham o aparelho originalmente. No entanto, tais versões podem vir embarcadas com aplicativos ou códigos maliciosos.
Uma vez que um aplicativo de uma fonte não confiável tenha liberdade em um Android rootado, ele poderá acessar recursos do dispositivo de forma silenciosa. Por exemplo, o GPS poderá ser ativado e a localização do usuário ser enviada a um destinatário desconhecido, fotos poderão ser capturadas, mensagens serem repassadas, entre várias outras ações executadas sem o consentimento do dono do aparelho.

Devido a estes fatos, é muito importante que o usuário se certifique que está instalando uma ROM ou aplicativo de fontes que sejam confiáveis, ou seja, aquelas que possuam boas recomendações e aceitação por um grande número de usuários.

Perda da garantia
Durante o root pode ocorrer tanto a modificação quanto a criação de novos arquivos no sistema operacional. O que muitos usuários desconhecem é que o processo não é aconselhado pelas fabricantes de celulares, podendo levar a perda da garantia dos dispositivo. Isto porque, uma vez que características fundamentais do sistema são alteradas e possíveis brechas de segurança são expostas, as empresas não podem controlar os danos.

O aplicativo Superuser
Na maioria dos processos de root ocorre a instalação do aplicativo Superuser. Tal app age como uma camada de segurança entre o sistema Android e programas de terceiros. Ou seja, quando um aplicativo que estiver sendo executado solicitar privilégios de um superusuário, o Superuser entrará em ação, solicitando ao usuário do dispositivo que conceda ou não o acesso requisitado. 
Se o aplicativo for de uma fonte conhecida, a opção “lembrar” poderá ser marcada, formando, então, uma lista de aplicativos conhecidos. Porém, é bom lembrar que esta concessão a apps deverá ser dada com bastante precaução, pois softwares desconhecidos poderão ser autorizados sem uma avaliação eficaz, podendo, então, expor brechas de segurança do sistema operacional.

Caso o script que realiza o processo de root não instale o Superuser, é altamente recomendado que o usuário acesse o Google Play e realize o download do mesmo por conta própria.

Fonte: tech tudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
function signinCallback(authResult) { if (authResult['access_token']) { // Successfully authorized document.getElementById('signinButton').setAttribute('style', 'display: none'); } else if (authResult['error']) { // There was an error. // Possible error codes: // "access_denied" - User denied access to your app // "immediate_failed" - Could not automatially log in the user // console.log('There was an error: ' + authResult['error']); } }